Pages

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Por uma cultura forte e participativa

Uma iniciativa importante que cresce no país é o chamado Partido da Cultura (Pcult). Na realidade, a intenção do projeto, que reúne movimentos sociais culturais e já está presente em mais de 20 estados, não é fazer política, mas reunir os atores sociais e debater investimentos e projetos para a área cultural.

Como Secretário de Cultura do Estado, cargo que ocupei de 2007 a 2010, sempre bati nessa tecla, de que a participação popular é um instrumento importante para se construir uma política cultural sólida e democrática. Tanto que, logo nos primeiros meses de mandato, articulamos a I Conferência Estadual de Cultura, que reuniu representantes de 105 municípios, no Hangar.

Dalí tiramos todas as demandas que permearam nossos projetos e ações, como o Circuito Cultural Paraense, a política de editais, os pontos de cultura e os salões do livro, além de ser a gênese do Plano Estadual de Cultura, que está formatado e pronto para ser votado na Assembléia Legislativa do Estado.

Por isso, apoio o movimento e espero que ele cresça e seja uma ferramenta concreta de se mudar a maneira como os governos vêem a Cultura, que sempre foi e sempre será uma das áreas que mais geram emprego e renda, além de ser a mais importante na construção de uma identidade de um povo.

Quem quiser conhecer um pouco mais o movimento, pode acessar o twitter do grupo http://twitter.com/partidocultura ou o site: http://www.partidodacultura.com.br/

3 comentários:

Cristiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou ex-aluna do Prof. Edilson Moura (Rutherford e Science) e fui estagiária da SECULT em 2009, e lá pude vivenciar o processo de descentralização dos recursos que antes priorizavam a capital, e que numa postura firme e transparente passaram a ser investidos na grande maioria dos municípios do interior do Estado. O que mas me chamou atenção foi a forma como o Prof. Edilson Moura era visto, tantos pelos funcionários como pelo público que por ali passava, como homem ético, honesto e sereno e que conseguiu humanizar a SECULT e suas políticas culturais.
Professor, eu e minha família estamos com você e com Ana Júlia nessa nova luta.

Cristiane disse...

Realmente, concordo com você. Felizmente tive a oportunidade, concedida pela Secult, através de sua anuência, em conhecer de perto suas políticas, quando pude fazer meu projeto de pesquisa para conclusão do curso em Ciẽncais Contábeis na UFPA. Tive a excelente oportunidade em conhecer não só dos projetos de cultura fomentados pelo Estado, mas também, conhecer a pessoa do Secretário, muito conhecido como professor, mas que eu ainda não o conhecia. Uma pessoa humilde, sorridente e encantadora. Obrigada pela força, nunca esquecerei da simplicidade e o respeito com que fui atendida pelo senhor. Conte Comigo!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger | Downloaded from free website templates