Pages

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Escolas e bibliotecas lideram casos de incentivo à leitura

Com 698 projetos, as escolas públicas e particulares de educação básica se destacam entre as três categorias que concorrem ao prêmio Vivaleitura 2010. No conjunto, escolas, bibliotecas e entidades apresentaram 1.418 experiências de leitura. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto. Promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, o Vivaleitura tem entre seus objetivos incentivar o desenvolvimento de experiências de leitura em escolas, bibliotecas, instituições, entidades e por pessoas. A coordenação é de responsabilidade da OEI e o prêmio é pago pela Fundação Santillana, da Espanha. A quinta edição do prêmio vai distribuir R$ 90 mil, sendo R$ 30 mil para cada vencedor em sua categoria. Dados da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que coordena o prêmio, mostram que as inscrições se distribuem dessa forma: escolas públicas e privadas, 698 projetos; ONGs, instituições sociais, universidades, empresas e pessoas físicas, 558; e as bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, 162.

O maior número de concorrentes está na região Sudeste, onde se destacam São Paulo, com 256 projetos, e Minas Gerais, com 158; no Sul, Rio Grande do Sul (114) e Paraná (102); Nordeste, Bahia (85) e Ceará (74); Centro-Oeste, Goiás (52) e Mato Grosso (41); e na região Norte, Pará (43) e Amazonas (23). Inscrições – O regulamento e a ficha de inscrição estão na página eletrônica do prêmio. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço: caixa postal 71.037-7, cep 03410-970 – São Paulo (SP).

Texto: Ascom MEC

1 comentários:

Erinaldo Ramos disse...

mas no Ministério das Comunicações uma biblioteca pública para receber o kit telecentro comunitário, composto por mobiliários e computadores com acesso gratuito à internet. O sistema continua aberto até o fim de agosto para a inscrição de novos municípios. O objetivo do MC é instalar um telecentro em cada biblioteca municipal do país.

Para cadastrar uma biblioteca, as prefeituras devem acessar o site do ministério (www.mc.gov.br) nos links Inclusão Digital – Telecentros Comunitários – Formulário/Bibliotecas/Cadastro. A senha para acesso é o número do ofício recebido pela prefeitura, na íntegra. Os municípios que deixarem de fazer o cadastro não poderão receber o telecentro.

att erinaldo ramos

Postar um comentário

 
Powered by Blogger | Downloaded from free website templates