Pages

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Escolas e bibliotecas lideram casos de incentivo à leitura

Com 698 projetos, as escolas públicas e particulares de educação básica se destacam entre as três categorias que concorrem ao prêmio Vivaleitura 2010. No conjunto, escolas, bibliotecas e entidades apresentaram 1.418 experiências de leitura. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto. Promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, o Vivaleitura tem entre seus objetivos incentivar o desenvolvimento de experiências de leitura em escolas, bibliotecas, instituições, entidades e por pessoas. A coordenação é de responsabilidade da OEI e o prêmio é pago pela Fundação Santillana, da Espanha. A quinta edição do prêmio vai distribuir R$ 90 mil, sendo R$ 30 mil para cada vencedor em sua categoria. Dados da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que coordena o prêmio, mostram que as inscrições se distribuem dessa forma: escolas públicas e privadas, 698 projetos; ONGs, instituições sociais, universidades, empresas e pessoas físicas, 558; e as bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, 162.

O maior número de concorrentes está na região Sudeste, onde se destacam São Paulo, com 256 projetos, e Minas Gerais, com 158; no Sul, Rio Grande do Sul (114) e Paraná (102); Nordeste, Bahia (85) e Ceará (74); Centro-Oeste, Goiás (52) e Mato Grosso (41); e na região Norte, Pará (43) e Amazonas (23). Inscrições – O regulamento e a ficha de inscrição estão na página eletrônica do prêmio. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço: caixa postal 71.037-7, cep 03410-970 – São Paulo (SP).

Texto: Ascom MEC

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lula diz que Brasil não pode pagar em dinheiro dívida com negros

Lula falou sobre Estatuto da Igualdade Racial no Café com o Presidente.

Para o presidente, dívida pode ser paga com solidariedade.

Em seu programa de rádio Café com o Presidente desta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a importância do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no dia 20 de julho, é garantir que, a partir de agora, não exista nenhuma diferença entre negros e brancos no Brasil. Para Lula, o país tem uma dívida enorme com o continente africano, que nunca poderá ser paga com dinheiro, mas com solidariedade.

Lula cria universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial De acordo com o presidente, a aprovação do estatuto, transformado em lei, vem reforçar aquilo que já era previsto na Constituição de 1988, ou seja, “fazer do Brasil uma República efetivamente democrática, em que todos, sem distinção, sejam tratados em igualdade de condições”.

Lula disse que o projeto demorou mais de dez anos para ser aprovado no Congresso Nacional. “A sabedoria do movimento e o aprendizado que nós tivemos nesses últimos anos, um trabalho muito forte do ministro Eloi [Eloi Ferreira de Araújo, ministro da Igualdade Racial] fez com que a gente construísse uma proposta única, que foi aprovada na Câmara e no Senado”.

O presidente lembrou, no programa, que o Brasil praticou a escravidão por 380 anos. “O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. Acho que nós temos uma dívida enorme com o continente africano, com o povo africano, é uma dívida que a gente nunca vai poder pagar em dinheiro, a gente vai poder pagar com solidariedade, ajuda humanitária, ajuda ao desenvolvimento, ajuda no conhecimento científico e tecnológico”, disse.

Universidade Luso Afro Brasileira

Lula também falou da lei que ele sancionou, junto com o estatuto, que cria a Universidade Luso Afro Brasileira, a ser construída em Redenção, no Ceará. “É uma universidade que nós pretendemos que ela tenha por volta de 10 mil alunos, 5 mil alunos africanos e 5 mil alunos brasileiros.”

De acordo com Lula, no início a lei está aprovada para atender alunos dos países africanos de língua portuguesa. “Essa universidade é para a gente formar profissionais e fazer uma espécie de pagamento de tributos que nós temos com o continente africano.”

Lula lembrou que já havia sido criada a Universidade da América Latina, que vai atender estudantes latino-americanos, com currículo e professores latino-americanos, para contar a história da América Latina.

No site G1: http://g1.globo.com/

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Por uma cultura forte e participativa

Uma iniciativa importante que cresce no país é o chamado Partido da Cultura (Pcult). Na realidade, a intenção do projeto, que reúne movimentos sociais culturais e já está presente em mais de 20 estados, não é fazer política, mas reunir os atores sociais e debater investimentos e projetos para a área cultural.

Como Secretário de Cultura do Estado, cargo que ocupei de 2007 a 2010, sempre bati nessa tecla, de que a participação popular é um instrumento importante para se construir uma política cultural sólida e democrática. Tanto que, logo nos primeiros meses de mandato, articulamos a I Conferência Estadual de Cultura, que reuniu representantes de 105 municípios, no Hangar.

Dalí tiramos todas as demandas que permearam nossos projetos e ações, como o Circuito Cultural Paraense, a política de editais, os pontos de cultura e os salões do livro, além de ser a gênese do Plano Estadual de Cultura, que está formatado e pronto para ser votado na Assembléia Legislativa do Estado.

Por isso, apoio o movimento e espero que ele cresça e seja uma ferramenta concreta de se mudar a maneira como os governos vêem a Cultura, que sempre foi e sempre será uma das áreas que mais geram emprego e renda, além de ser a mais importante na construção de uma identidade de um povo.

Quem quiser conhecer um pouco mais o movimento, pode acessar o twitter do grupo http://twitter.com/partidocultura ou o site: http://www.partidodacultura.com.br/

terça-feira, 20 de julho de 2010

Uma vitória para a educação no Pará

Como um trabalhador da área de educação, também fiquei muito feliz com a sanção, pela nossa Governadora Ana Júlia, da Lei do PCCR da Educação. O Plano era uma reivindicação antiga dos professores, que agora podem planejar seu futuro dentro do ensino público.

Aqui, a íntegra da Lei 7.442, datada de 2 de julho deste ano, que Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará e dá outras providências.

Com informações do blog da Governadora Ana Júlia: http://anajuliacarepa13.blogspot.com/

sábado, 17 de julho de 2010

O carimbó de Nego Uróia (Curuçá)


Pescador - Nego Uróia
Grupo de carimbó Bico de Arara

Se você gosta de peixe
Pode pedir qual quiser
Eu sou pescador
E vou baixar nessa maré
Pois eu quero a sereia
A sereinha do mar
Eu vivo neste mundo
E quero alguém pra amar


A menina daqui de Belém
Quando vai pra Curuçá
Bota o lenço na cabeça
Num deixa o vento tirar

quinta-feira, 15 de julho de 2010

É Hora do Otimismo!

O presidente Lula acredita que a nossa candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff, tem todas as condições para vencer a disputa presidencial ainda no primeiro turno. È que a ex-ministra está com um ótimo desempenho nas eleições de 2010. Sua coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, está de vento em popa. O comentário de Lula foi feito durante conversa na última terça-feira, dia 13, em evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

A notícia foi divulgada pela Agência Brasil e postada no blog da Dilma. Isso nos faz lembrar que aqui no Pará não é diferente. O apoio de Lula e Dilma e do povo do Pará nós já temos pra fazer essa festa. Coloque sua camisa vermelha, cole seus cartazes, adesivem seus carros e vamos Rumo à vitória, companheiros! E não esqueçam que com Edilson Moura, deputado estadual, é Outra História!

Pesquisa mostra otimismo no Brasil

Entre os latinoamericanos, os brasileiros são os que mais acreditam que suas vidas estão melhorando e que o país em que vivem está no rumo certo. Isso é o que revela a última pesquisa do Latinobarómetro – instituto chileno de pesquisas de opinião pública que aplica entrevistas em 18 países da América Latina.

O resultado foi notícia no jornal espanhol El País com o título “Latinobarómetro: Brasil goleia em otimismo a Argentina”. A íntegra da reportagem está aqui.

Fonte: www.dilma13.com.br

terça-feira, 13 de julho de 2010

Apoio da Escola de Samba Deixa Falar

Participei, nesta segunda-feira, de um café da manhã com a diretoria da Escola de Samba Deixa Falar, que manifestou apoio à nossa candidatura. No dia 07 de agosto, a Escola lançará o Enredo para o Carnaval 2011 e dia 11 de setembro, ocorrerá o Festival de Samba que escolherá o Samba Enredo. O tema do carnaval será a história da Pipa, mais conhecida pelos paraenses como Rabíola.



Na Foto, eu conversando com o carnavalesco Eduardo Wagner e com o presidente da Deixa Falar Ismael Tavares.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Conheça uma outra história.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Uma Outra História

Meus amigos,

Como vocês sabem, serei candidato à deputado estadual pelo PT, partido pelo qual já tenho uma história no Pará. Quem me conhece sabe que eu sempre pautei minha trajetória pessoal e profissional na ética e na confiança. Nos próximos meses apresentarei aqui neste espaço as propostas e ações que pautarão meu trabalho parlamentar, caso a população dê o seu voto de confiança para mim.

Meu número é 13310. Prometo que minha candidatura será pautada na ética da ação política, e mostrando bons projetos nas áreas de Educação, Cultura e Movimentos Sociais.

Minha marca é a *pipa colorida*(ou rabiola), que representa um elemento lúdico, tendo a ver com meu trabalho como arte-educador e professor, além de mostrar uma candidatura que será erguida pela população, a partir de um pacto de compromisso entre o cidadão e eu. E que este blog seja mais um canal de interação, onde mostraremos idéias e receberemos sugestões e críticas, como deve ser.

Obrigado e vamos juntos nessa luta!.

terça-feira, 6 de julho de 2010

A violência escolar e a saúde do professor

Essa semana, vimos mais um caso chocante de agressão dentro de uma sala de aula, quando a professora de português Eliana da Cunha Lopes, 61 anos, que leciona há 40, foi agredida por um aluno de 13 anos ao obrigá-lo à desligar o aparelho MP3 player, que insistia em ouvir durante a aula. Eliana teve fraturas na mão esquerda, além do trauma diante da violência. O caso aconteceu em São Paulo, mas esse é um problema que atinge todo o país.

Quando fui vereador em Belém, entre 2004 e 2006, fiz vários debates e audiências públicas sobre uma das consequências decorrentes da violência nas escolas: a Fobia Escolar. Este é um grave problema que ultrapassa a fronteira da Segurança e da Educação e atinge a Saúde Pública. Cada vez mais professores sofrem de uma síndrome de do esgotamento profissional, conhecida como síndrome de Burnout.

A doença foi descoberta e batizada nos anos 70 e o nome vem da expressão em inglês to burn out, ou seja, queimar completamente, consumir-se. O professor que desenvolve fobia escolar sente um pavor profundo da escola e da sala de aula, acompanhado de alterações físicas como palpitações e tremores. Além da Síndrome de Burnout, o excesso de trabalho profissional em casa, indisciplina em sala de aula, violências, tudo provoca traumas como estresse, ansiedade e depressão.

É preciso que a questão da violência escolar seja tratada como algo que precisa ser debatido com todos: pais, professores, autoridades e alunos. Somente juntando forças, discutindo, elaborando bons projetos de inclusão, de melhoria das condições de vida dos professores, e outras medidas, é que superaremos esses problemas e teremos uma educação de qualidade.

A Boa Música Paraense

Mestre Vieira e o melhor da Guitarrada do Pará:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Maradona, sobre derrota brasileira: “É problema deles” (lógico, né?)

Horas depois da eliminação brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo para a Holanda, o técnico da Argentina, Diego Armando Maradona, mostrou não se importar com a desgraça verde-amarela.
Uma das sensações na África do Sul, os argentinos estão com 100% de aproveitamento e enfrentarão, no sábado, a Alemanha, outra forte candidata ao título. Nesta sexta-feira, os hermanos chegaram à Cidade do Cabo, palco da partida que definirá um classificado às semifinais.
Perguntado sobre o adeus precoce dos tupiniquins, rivais históricos dos albicelestes, El Pibe deu de ombros. “É problema deles. Penso na Argentina. Tenho coisas mais importantes para me preocupar”, ironizou.
Rigoroso, Maradona atribuiu nota 8 à sua equipe e rechaçou o rótulo de favorito ou candidato ao título.
“Não. Não somos candidatos, nem favoritos. Para ganharmos, teremos que jogar melhor dentro de campo. Nada mais. Os meninos estão confiantes. Mas, a Alemanha é um rival que, historicamente, nos dá trabalho”, concluiu.
O duelo, que reeditará as quartas de final do Mundial de 2006, será realizado no sábado, às 11h (de Brasília), na Cidade do Cabo.
Texto: Gazeta Press

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Adeus ao poeta Luis Carlos França

O poeta paraense, Luis Carlos França, nos deixou na tarde de ontem (30).
Aos 60 anos, esse grande artista sofreu um infarto na avenida Presidente Vargas, em Belém. O corpo foi velado no Teatro Waldemar Henrique.
Recentemente ele lançou o livro “Boca de Ferro”.
Deixo aqui os meus sentimentos.

Convenção do PT teve cobertura especial na internet

A Convenção da Frente Popular Acelera Pará contou com uma intensa cobertura nos mais diversos meios de comunicação. A tônica deste ano são as mídias sociais.
O evento, que aconteceu ontem (30) no Hangar, pôde ser acompanhado em tempo real pelo blog do partido (www.ptpara.com.br), que agrega a funcionalidade de mídias sociais como o microblog Twitter (http://twitter.com/PT_Para), e a galeria virtual de fotos Flickr (http://flickr.com/PT_Para). Todos abastecidos antes, durante e depois da realização da Convenção.
A Frente Popular Acelera Pará é formada por PT, PR, PSB, Pc do B, PP, PDT, PTB, PSC, PRB, PHS, PTC, PT do B, PRP, PTN e PRTB.

Texto: PT PARÁ
 
Powered by Blogger | Downloaded from free website templates